Formação de Formadores

Como empresa especializada em Outsourcing de Formadores, a Source of Knowledge, disponibiliza o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores com uma duração total de 90 horas, devidamente Homologado pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) organizado em módulos de 10 horas, contemplando as dimensões: Pedagógica, Organizacional, Prática, Deontológica e Ética, visando responder à evolução e à multidisciplinaridade associada ao desempenho da atividade de formador.

Organização do Curso:

Com a frequência deste curso, pretende-se que os participantes desenvolvam competências de animação de sessões de ensino-aprendizagem, ficando no final preparados para:

  • Autoavaliar-se face ao perfil de competências pedagógicas desejado, de acordo com o desempenho demonstrado no papel de formador;
  • Preparar e planificar unidades de formação profissional;
  • Descrever o perfil de competências e funções do formador, de acordo com os sistemas e contextos de formação em que atua;
  • Utilizar as estratégias metodológicas adequadas para uma animação eficaz de grupos em formação;
  • Controlar de forma eficaz a aprendizagem dos formandos no decorrer das sessões de ensino-aprendizagem, avaliando globalmente as unidades de formação;
  • Refletir de forma crítica sobre os sistemas e contextos de formação, construindo e apresentando propostas de intervenção ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional com um caráter inovador.

Competências a Adquirir:

Pretende que no final os participantes fiquem aptos a:

  • Descrever o essencial do enquadramento legal da formação profissional em Portugal:
  • Descrever os diferentes sistemas e contextos de formação profissional;
  • Assumir uma postura de autocrítica face a si próprio enquanto formador, de acordo com a análise das competências e capacidades a adquirir e a desenvolver/melhorar;
  • Identificar as competências e capacidades que se exigem a um formador nos vários contextos de formação profissional, ao nível técnico-profissional, psicossocial e pedagógico;
  • Construir planos de sessão e planos de módulos (unidades de formação), planificando atividades formativas no contexto global de um Plano de Formação;
  • Formular objetivos pedagógicos em termos operacionais, servindo de base à orientação do formador para o desenvolvimento da sua atividade formativa;
  • Escolher a adotar os métodos e técnicas pedagógicas mais adequados aos objetivos visados com a formação, ao perfil dos destinatários e ao contexto geral da formação;
  • Elaborar e aplicar instrumentos de avaliação das aprendizagens de acordo com os objetivos pedagógicos definidos;
  • Adotar atitudes facilitadoras da aprendizagem, animando e motivando de forma eficaz os formandos durante as sessões;
  • Desenvolver uma relação pedagógica positiva e construtiva, de acordo com os princípios da formação de adultos;
  • Desenvolver o espírito de crítica construtiva sobre a qualidade e eficácia dos sistemas de formação profissional;
  • Construir recursos didáticos e multimédia com impacto na formação, explorando-os de forma pedagogicamente relevante, tendo em conta os objetivos visados, conteúdos, estratégia e público-alvo;
  • Defender Projetos de Intervenção, assentes na apresentação de sugestões de melhoria da qualidade e eficácia dos sistemas de formação profissional em Portugal.

Metodologias

Ao longo do curso, e dada a diversidade dos conteúdos ministrados nos diferentes módulos, serão adotadas várias estratégias metodológicas para dinamizar as sessões. Os métodos pedagógicos a utilizar pelos formadores serão os método expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo. As sessões formativas serão, portanto, animadas de forma metodologicamente variada. Na base haverá uma exposição teórico-prática dos conteúdos programáticos. No entanto, serão privilegiados os métodos ativos e participativos, com um forte apelo à participação e envolvimento dos formandos durante as sessões.

Para uma animação eficaz das sessões, os formandos recorrerão à utilização das seguintes técnicas:

  • Trabalhos individuais e de grupo
  • Tempestades de ideias
  • Estudos de caso
  • Jogos de papéis
  • Simulações
  • Jogos pedagógicos

Consulte-nos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

homolgacao_iefpO Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da Source of Knowledge é devidamente homologado pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional). O IEFP define para estes cursos um número mínimo de participantes para o efetivo início de cada ação de formação (mínimo de 8 formandos). Assim sendo, a confirmação da data de início de cada ação fica sujeita ao número de inscritos e à sua efetiva presença.

Estrutura do Curso

  • MÓDULO 1
    Formador: Sistema, contextos e perfil
  • MÓDULO2
    Simulação Pedagógica Inicial
  • MÓDULO 3
    Comunicação e Dinamização de Grupos
  • MÓDULO 4
    Metodologias e Estratégias Pedagógicas
  • MÓDULO 5
    Organizaçao de Formação
  • MÓDULO 6
    Recursos Didácticos e Multimédia
  • MÓDULO 7
    Plataformas Colaborativas
  • MÓDULO 8
    Avaliação de Formação
  • MÓDULO 9
    Simulação Pedagógica Final