Celebre o Dia da Criança na sua empresa

Hoje, celebrando este dia, damos-lhe algumas dicas de como iniciar os mais pequenos nesta aventura!

Nos dias que correm torna-se indispensável saber trabalhar com computador, tablet ou outro dispositivo móvel desde as mais pequenas idades. Ensinar informática às crianças permite habilitá-las para utilizar as inúmeras plataformas tecnologias que estão presentes e à disposição na nossa sociedade. Para além de um meio de divertimento a utilização dos computadores pode ser um poderoso auxiliar para os mais pequenos na execução de trabalhos de casa, ou pesquisa de informação útil.

kids

Damos hoje algumas dicas de como iniciar os mais pequenos nesta aventura.

  1. Ter a devida atenção com a idade. Os mais pequenos deverão ter já alguma “maturidade” e “sensibilidade” para poderem interagir como identificar os objetos, cores, e algumas palavras. As crianças de três anos ou mais estão mais propensas a compreender e entender os conceitos básicos da informática.
  2. Utilizar periféricos adequados aos mais pequenos. Utilizar ratos, teclados e monitores que sejam adequados agronomicamente aos mais pequenos. Ratos mais pequenos e teclados com poucas teclas são um bom exemplo. A posição do monitor é também um fator a ter em conta assim como a boa iluminação do ambiente.
  3. Tenha em atenção as regras de assiduidade e cuidado com mesmo. Os mais pequenos devem perceber que o computador não é um brinquedo como os demais que as crianças têm. Evitar comer e beber junto ao computador é por exemplo uma das regras que os pais ou educadores devem incutir nos mais pequenos.
  4. Começe com os princípios básicos. Os mais pequenos devem perceber quais são os componentes principais do computador. Deve configurar por exemplo as opções do rato para se adaptar aos movimentos dos mais pequenos assim como a resolução do ecrã mais adequada. Pequenas tarefas com definir o fundo do ecrã com a imagem preferida, ou mesmo configurar o screensaver com imagens ou vídeos com que as crianças se identifiquem são bons exemplos de como aplicar.
  5. A escolha das aplicações. Na maioria dos casos, devemos escolher programas ou ferramentas que sejam atraentes e divertidas para os mais pequenos. Jogos pedagógicos são um bom exemplo. As ferramentas mais habituais como o Microsoft Office também podem ajudar os mais pequenos. Com o Microsoft Word por exemplo, podem aprender a escrever e reconhecer mais facilmente as palavras e letras, associar as palavras a uma imagem ou utilizar tipos de letra apelativos também é uma boa forma de cativar os mais pequenos. Utilizar o PowerPoint para fazer uma apresentação interativa com as personagens dos desenhos animados preferidos dos mais pequenos pode ser um bom passatempo.

Informações e inscrições

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

telf.: +351 21 195 56 62 | +351 91 607 28 29